segunda-feira, 27 de abril de 2009

A arte da micreiragem, parte 2 ... "o que vale é economizar".

Não é preciso ter nenhum conhecimento ou talento artístico (eu mesmo sou um desenhista de palitinhos e sei tanto de arte quanto um artista saberia de, digamos, eletrônica digital, zoologia dos invertebrados ou física nuclear), apenas um pouco de bom-gosto e critério, para reconhecermos excelentes trabalhos artísticos em vários lugares. Logo, conclui-se que o oposto deveria ser verdadeiro. Mas infelizmente, gosto é que nem braço: tem gente que não tem. E isso deve doer; não a falta de braço, mas sim a de gosto. Tudo bem, se ela não fosse amplificada pela internet, usando como meio os micreiros.

Vamos à primeira vítima do dia, um clássico que aparentemente criou vergonha na cara e sumiu, pois há vários links quebrados no site:


Você cogitaria contratar um "web design" (sic) assim para sua empresa? Lembrem-se, eles hospedam seu site em Windows Vista, com 160GB de HD e 1GB de RAM. Uma excelente plataforma para que seus dizáines sejam vistos pelo mundo todo. Tão estável quanto um elefante montado em cima de uma formiga. Ah, e eles hospedam em REDIRECIONADORES! RE-DI-RE-CI-O-NA-DO-RES! Que tal suaempresa.clic3.net? Ah, e você quer trabalhar pra eles? Legal, mas não vai ganhar nada desse protótipo de empresa.

No portfólio deles, apenas clientes top de linha, desde distribuidores de jogos piratas até bandas de heavy metal (apesar de usarem caveirinhas um tanto quanto miguxas) que preferem viver no anonimato. Apreciem.





























E, lá da terrinha do seu Manoel, vem o "Design Idiota", o ápice do design elegante, agradável aos olhos do usuário. Realmente honram o nome.














Quem é o idiota agora mesmo?


Ou esse que se orgulha de usar um Macintosh para produzir suas páginas e obras de arte, verdadeiros primores das artes gráficas. Mesmo que ele possa produzir resultados melhores em um 386 com Windows 3.1, usando Paint com um mouse de bolinha com os eixos emperrados, não, ele usa um Macintosh (ou será um "Maquintóxe")? O mais bonito do seu portfólio são os logotipos.





Ainda assim não quer contratar um designer? Faça você mesmo e economize, afinal estamos em tempos de crise econômica! No MercadoLivre você acha DVDs diversos com vetores, molduras, efeitos de vídeo, templates para páginas web ou mídia impressa, e o que mais você quiser. É claro que, conforme os autores das coleções, eles não violam direitos autorais. Mas conforme os autores das imagens que, muitas vezes, ficam anônimos por se tratar de mero download-copia-cola... deixo a sua rica e complexa imaginação completar.


Na próxima vez que R$ 120 se materializarem no meu bolso, e que eu estiver me sentindo um picareta, arrisco comprar uma coletânea dessas.

Design não é a sua área? Que tal a informática? Pois você também pode comprar uma excelente coleção de 2000 programas prontos. Monte sua empresa de informática e se auto-intitule desenvolvedor, mesmo que você ache que algoritmo é algo de comer, e a única coisa que você saiba programar seja o seu despertador. Ou compre um CD para formartar computadores, com o qual você mesmo fais isso e coloca o serial horiginal, abaixando via douloud (sic). Nada mais de pagar o técnico, aliás, agora VOCÊ é o técnico.

Fico imaginando essas ideias sendo expandidas para as outras áreas do conhecimento. Quem sabe daqui alguns anos não veremos Blu-Rays com 50 mil projetos de (Engenharia/Arquitetura/Informática/...) , sendo vendidos pelo MercadoLivre? Com eles, quem precisará aguentar as chatas e exaustivas aulas de uma faculdade, sendo que pode aprender em casa fuçando e mudando os projetos, com o Visual Studio ou o AutoCAD que ele comprou ali no camelô?

Há diversas opções de micreiros, nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive a melhor (ou a pior): tornar-se um deles, de forma a atender mais clientes desprovidos de gosto e de bom-senso, assim alimentando a recursividade. Ou a não-opção, a mais difícil, que é contratar (ou se tornar) um profissional de respeito e que cobre o preço adequado para seu trabalho. Mas tudo bem, em tempos de crise, o que vale é economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.