sábado, 18 de abril de 2009

O português implora por socorro

Pode parecer chatice minha, mas ainda mantenho o hábito de falar e de escrever certo. Às vezes erros acontecem, mas certamente nenhum deles é tão grosseiro quanto os que vemos por aí.

É bem comum vermos, e ouvirmos, pessoas com pobremas de crobrança que estarão sendo atendidas pelo suporte técnico, ou que se sentem obicervadas e perçeguidas. Já vi lugares que vendem e consertam lavadouras e secadouras de ropa, refrigeradoures e elétro domésticos em gerau. E pessoas que foram no shopin cênte, compraram um rome tíeter e uma TV de LSD para assistir o futebolsinho enquanto tomam uma serveja jelada.

Mas todos os erros se encontram na internet. Nela, o português é brutal e sistematicamente violentado. Gerundismos, seje uma pessoa de menas iprocrizias, menas falçidades, menas sinica e mais onesta, auguém de felisidade que vive brincano, pessoas centimentais apaichonadas...

Sem entrar no espectro do miguxês, tiopês e derivados, basta entrar em Orkuts, chats e outros sites para vermos coisas como:



A clássica desculpa: não estudei, não tive acesso à educação. Há 60 anos atrás, talvez ela seria válida, mas na internet não há desculpa, pois há serviços como o Google e a Wikipédia a disposição, bastando interesse em pesquisar. Fechem o orkut e o MSN e... ao trabalho. Na internet, só fala errado quem quer.

Além disso, muitos dos que erram são jovens, talvez em uma fútil tentativa de não parecerem caretas e parecerem "modernos". Se for por isso, continuo sendo o velho e bom caretão, um chato de galochas que repara nos erros de português de todo mundo.

Ou pior ainda: eu só escrevo errado na internet. Não sabia que já havia no mercado um botão escrever certo/escrever errado para instalação rápida e indolor. Ou melhor, não sabia que uma pessoa que escreve certo no dia-a-dia conseguiria tolerar erros de português.



Seria muito pedantismo meu obrigar alguém a ser um autor barroco na hora de escrever, só gostaria de ver um pouco mais de respeito pela língua. Concerteza, naum quero qui o portugês seje maxucado.






crédito da foto do interruptor: http://www.flickr.com/photos/gregoryjameswalsh/2497481416/sizes/l/

Um comentário:

  1. Eu não costumo escrever *errado, mas tem coisas que eu faço zuando mesmo, tipo o famoso "comofas/". Isso não é sem querer, faço zuando mesmo. E principalmente um amigo meu que não gostava disso, ae eu fazia pra zuar e peguei a mania.

    Eu tive acesso a educação, estudei até a 8ª série em uma escola particular boa, depois fui para uma estadual que tinha um foco muito grande em matemática (técnico em eletrotécnica). Fiz dependencia em literatura e quase repeti o terceiro ano em português.
    Esse negócio é mais habilidade mesmo, eu tenho problema de falta de atenção, então não consigo ler um livro inteiro e rápido. Mas tem coisas que eu aprendi que não saem da minha cabeça, como por exemplo programar XD

    Abração cara!

    *errado: abreviações ou coisas forçada.

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.