quinta-feira, 14 de maio de 2009

Agradeça aos engenheiros


Descobri essa campanha bem interessante, da Texas Instruments, fabricante de componentes eletrônicos, com o tema Agradeça aos Engenheiros.

http://www.ti.com/corp/docs/landing/thank-an-engineer/index.htm











Agradeça aos engenheiros por muita da tecnologia que você tem em casa. Por trás até mesmo do eletrônico (aparentemente) mais simples e comum que você usa, muitas vezes sem notar, ou da construção ou veículo mais complexo possível, um ou mais engenheiros estiveram, trabalhando a noite toda, arrancando os cabelos e com a esperança que suas horas de pesquisa, estudo, cálculo, simulação, análise, desenho tivessem sido bem-investidas e que seus produtos ou desenvolvimentos fossem válidos e funcionassem.

São eles que tiveram e têm que, muitas vezes, tolerar o preconceito de serem chamados de loucos por se dedicarem a estudar assuntos considerados complicados, por pensarem e analisarem em um mundo no qual, para a maioria das pessoas, pensar dói, é muito difícil, é muito complicado. Muitos deles que se sacrificaram, às vezes arriscando suas próprias vidas, para trazer conveniências que hoje consideramos normais e sem as quais não imaginamos nossa vida. Que ofereceram muito e esperaram pouco em troca. Que, muitas vezes, desenvolveram e otimizaram soluções para seus próprios problemas, sem esperar que elas se tornassem produtos sem os quais nossa vida seria muito mais complexa.

São eles que transformam em realidade ideias e soluções que antes eram julgadas como impossíveis ou desnecessárias, certas vezes recebendo pouco, ou quase nada, ao contrário de algumas profissões que fizeram e fazem pouco para o progresso coletivo e recebem muito mais mérito graças ao seu status. Que, usando seu conhecimento, encaram o desafio de transformar perguntas em soluções, muitas vezes criando outros problemas no processo, assim formando um ciclo infinito cujos resultados, embora algumas vezes pequenos, juntam-se, como peças mecânicas ou componentes eletrônicos e, trabalhando juntos, fornecem o resultado pelo qual esperamos. Que, ao encontrar um limite, falha ou defeito, não desistem, mas sim usam-os como possibilidade de saber ainda mais, nunca se cansando de questionar, e talvez por isso sejam vistos como estranhos em um lugar no qual a ordem é simples e cegamente aceitar.

São eles os mal-compreendidos, os estranhos, os chatos que, por meio da aplicação do conhecimento, nos possibilitaram sair de condições precárias e morar em cidades organizadas e estruturadas, reduziram distâncias e tempos, aumentaram nossa expectativa e qualidade de vida (inclusive possibilitando uma vida nova para aqueles antes limitados por uma deficiência), nos levaram da ineficiência à otimização, que explicaram ou deram ferramentas para que outros cientistas explicassem o que antes era visto como misterioso, e que possibilitam a muitas pessoas, inclusive a eles mesmos, largarem o trabalho mecânico (por exemplo, há 50 anos, um simples cálculo era um procedimento trabalhoso, que demorava minutos para ser realizado nas velhas réguas de cálculo ou máquinas de somar) para se dedicarem as capacidades humanas, insubstituíveis por uma máquina que - apesar da sofisticação - não conseguem pensar independentemente.

Simplesmente, há motivos bastantes para todos agradecerem aos engenheiros, profissionais muitas vezes esquecidos e até mesmo discriminados por pessoas que se deixam levar pela aparência, pela propaganda e pela suposta falta de status em uma profissão complexa, mas que possibilitam nosso padrão de vida e - com sorte - usarão seu conhecimento não para ficarem ricos ou para destruírem a humanidade como forma de atingir seus objetivos de dominação mundial, mas sim para que possamos continuar a evoluir. Mas se isso não bastar, apenas se lembre de quantos trabalharam, trabalham e trabalharão para que você consiga fazer coisas tão básicas quanto ter um teto sob o qual morar, pegar algum meio de transporte, usar algum material artificial, ou ler esse blog. :)

(foto: http://www.sxc.hu/photo/1072216)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.