sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ajude-se a se ajudar

Boa parte do meu tempo eu passo lendo fóruns diversos, ajudando (ou ao menos tentando) pessoas com os mais diversos problemas, e às vezes pedindo ajuda. Mas infelizmente, ainda há pessoas que não sabem como fazer essa última parte.

É bem comum vermos pessoas com mensagens do tipo me ajudem, meu está com problema, me ajudem!!!!. É quase a mesma coisa que chegar em um mecânico, dizer meu carro não funciona, conserta e sair correndo. Ninguém pode ajudar se você não fornecer o máximo de detalhes possível. E o ninguém ajudar pode levar a algo muito pior: os ataques sem argumentos, aqueles famosos a comunidade é mal-educada, não sabe ajudar, etc....

Outra coisa aparentemente simples, mas que algumas das pessoas que pedem ajuda esquecem, é simplesmente dizer funcionou, obrigado, que além de agradecer indica para os outros que há uma solução para o problema. Mas não, nós que ajudamos somos por vezes tratados como máquinas de respostas, trabalhando de graça.

Além disso, há as pessoas que se esquecem do mais imediato: pesquisar, ler e, principalmente, entender o que se lê. Mas isso é difícil demais pra quem quer tudo agora, sem esforço, sem ter que pensar e, principalmente, sem querer se ambientar com a lista. Se é esse o problema, então não é culpa do software, mas sim do usuário.

Ou as crianças sem-vida, que pegaram o computador do papai emprestado no fim de semana, e que querem parecer engraçados ou polêmicos, para isso postando mensagens cujo único objetivo é este: fazer bagunça. São os trolls (que, ironicamente, muitas vezes se descrevem como pessoas de atitude, se é que podemos chamar uma verborragia sem argumentos de atitude), e o melhor a fazer é ignorá-los, e não simplesmente satisfazê-los dando a atenção que eles tanto querem.

E o mais banal, mas infelizmente abandonado pela geração internetês: saber escrever, não apenas corretamente, mas sim de forma estruturada, com começo, meio e fim, especificando o que aconteceu e o que foi feito para tentar resolver o problema. Chegar em um fórum e dizer TÔ COM POBREMA, NAUM CONCIGO ESTALAR O LINÚQUES NO MEU COM PUTA DÔ, DÁ POBREMA COMOFAS// não será muito útil para ninguém. Ser - ou ao menos tentar ser - preciso, claro, objetivo e incisivo não é um favor, é um dever. (além disso, ao organizarmos as causas e efeitos de um problema, muitas vezes os detalhes que estavam sendo ignorados ficam óbvios).

O agravante são as mensagens marcadas como urgente, normalmente acompanhadas por toneladas de exclamações. Ao contrário do estereótipo, a maioria de nós tem mais atividades diárias do que ficar na frente de um computador recebendo mensagens a cada 5 minutos. Se você precisa de algo para ontem, procure alguém que se dedique a isso e que provavelmente irá esperar um pagamento em retorno.

A recíproca também é verdadeira: simplesmente chamar alguém de "idiota" (embora hajam pessoas que realmente mereçam, é melhor segurarmos a raiva e sermos racionais) ou mandar "lê o manual/vai pesquisar, burro" também não é muito útil. E a máxima "muito ajuda quem não atrapalha" é perfeitamente válida nessas horas, pois uma resposta que prejudique o usuário é, muitas vezes, pior do que nenhuma resposta.

Então, por favor, ajude-se a se ajudar. Não atrapalha ninguém e ajuda a manter a relação sinal-ruído em um nível relativamente bom. E se você está ajudando, também colabore. São atos bem simples e que ajudam a todos (visto que muitas listas de discussão e fóruns são arquivadas e indexadas por mecanismos de busca diversos), mas ainda há pessoas que esquecem deles e fazem perguntas mal-estruturadas. Mas se você decidir que ainda não quer se ajudar, não reclame depois se for xingado ou ignorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.