sexta-feira, 29 de maio de 2009

Spam, spam, spam, lovely spam!

Ao contrário de muita da geração inclusão digital atual, eu uso e-mail pesadamente. E, assim, acabo recebendo uma enorme massa de spams. Produtos para aumentar meu órgão sexual, programas piratas, gadgets, dicas para melhorar minha vida a dois... Tudo armadilhas para pegar o usuário desprevenido, aquele que pensa ter achado uma mina de ouro vinda de endereços suspeitos.

Ou o pior: os scams. Fraude nigeriana (Conto do Vigário ou 171). Aqueles famosos clique aqui para ver as fotos da Playboy desse mês, sua senha foi roubada e você tem 72 horas para recuperar, você ganhou uma viagem. Em anexo, um 'fotos_da_festa.jpg.exe'. Clicou-levou. Não uma viagem, mas um vírus de presente. Já era de se esperar que, conforme já explicado aqui no blog, o Brasil fosse um dos países mais afetados por e o quarto maior originador desse tipo de praga.

E quem tem culpa pelos milhões de "Enlarge your penis" que circulam pelo mundo todo? Basicamente:

- O administrador de sistema do computador usado para enviar o spam, muitas vezes um micreiro que fez um servicinho ali e cobrou 50 pila, sem avisar que colocou uma senha do tipo '123456', facilmente descoberta por um sistema automático. É bastante simples achar servidores abertos, ou se não for possível, aluga-se um servidor no Paraguai ou monta-se um em casa.

- A impunidade. É interessante ver que, enquanto tenta-se punir de forma agressiva quem baixa músicas ou filmes "piratas", spammers vendem esses mesmos produtos, ou tentam cometer crimes financeiros, e passam sem sofrerem uma ação sequer.

- E, principalmente, a inclusão digital. Aquela que leva pessoas a acreditarem em tudo que vêem (ou, no caso, recebem) na internet. Junte isso com os computadores desprotegidos, muitas vezes de uso promíscuo, e a geração clica-clica, para a qual ler é muito difícil, o computador não deveria me obrigar a ler. (aliás, essa é a raiz de muitos problemas, mas não vem ao caso no momento), e temos uma enorme rede de computadores zumbis, prontos para servirem como máquinas de spam.

Então, por favor: você não terá seu CPF cancelado se você não ler o e-mail urgente da Receita Federal, nem ganhará R$ 200 milhões se você não clicar no link supostamente da Loteria. E, também, o spam não é o local mais adequado para você aumentar seu órgão sexual. Apenas diga NÃO. O filtro anti-spam é seu melhor amigo nessas horas.

Por fim, a origem do termo é nesse vídeo do Monty Python, cujo roteiro encontra-se aqui: http://www.detritus.org/spam/skit.html .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.