domingo, 7 de junho de 2009

MPn, onde lim n = ∞ (ou: entre NOKLAs, HiPhones e VAICs)

Estou desatualizado tecnologicamente, não consigo mais acompanhar os lançamentos de gadgets. Aparentemente, há pouco tempo os MP3 players (assim nomeados por suportarem o formato de arquivo MP3) e os MP4 (que, muitas vezes, não suportam o formato homônimo de vídeo) foram superados por aparelhos chamados 'MP9', 'MP10' e outros MPs, crescendo com um limite que tende ao infinito. Para mim, e para todos os outros países senão o Brasil, MP5 e MP9 são armas, e esses dispositivos deveriam sere chamados de PMP (Portable Media Players). Mas a invenção de tecnologias que não existem é especialidade dos vendedores, não minha.

Supostamente eles fazem de tudo: tiram fotos, filmam tocam música, têm touch-screen, recebem TV e rádio FM... ah, e telefonam. Produtos perfeitos para uma geração que precisa cada vez mais de recursos, recursos e RECURSOS!!!!! nos seus eletrônicos, mesmo que não saibam usar, e que precisam de uma marca para pagar pau, ainda que seja indiretamente, por um produto pirata.

Não tem dinheiro para comprar um iPhone, ou um smartphone de uma marca de verdade? Vá de HiPhone ou de VAIC. Ou mesmo confira esse excelente modelo da Nokla (não errei, não é a Nokia):



Ou um bizarro iPhone da Nokia, como relatado por esse site (em italiano).

O HiPhone e o VAIC já aterrissaram no nosso país e estão disponíveis no Mercado Livre, a precinhos módicos (basta comparar um iPhone com um HiPhone) Quanto aos outros, é questão de alguém trazer para cá esses verdadeiros negócios da China. Isso é, se você preferir não olhar as letrinhas miúdas (convenientemente ignoradas pelos vendedores e menosprezadas pelos compradores, fascinados com o super-celular-computador-player-câmera que eles têm em mãos).

A partir delas, e com uma pequena quantidade de bom-senso, descobrimos alguns detalhezinhos bem interessantes e relevantes. A câmera, com seu poderoso e fodástico sensor VGA, produzirá borrões redimensionados (ou, no jargão dos anunciantes, interpolados), não fotos.

Assistir televisão - ainda mais analógica - neles? Uma tarefa impossível, mesmo que espichemos a antena até o fim. Sim, antena. Esse dispositivo da época dos celulares-tijolo está de volta.

Outra coisa legal: você pode ouvir rádio e MP3 sem usar os fones! Todas as pessoas a um raio de 50 metros de você podem apreciar seu maravilhoso gosto musical. Muito bom para usar naquele ônibus lotado.

Pergunto: por que motivos alguém iria querer se torturar com um desses dispositivos falsificados (e, talvez, de uso ilegal no Brasil, visto que não são homologados pela Anatel), com seu hardware e software lentos e problemáticos e custo/benefício horríveis?

Provavelmente é a velha necessidade de parecer _cool_ e _atualizado tecnologicamente_ sem gastar muito, mesmo que para isso precisem gastar muito e se iludir pensando terem feito um excelente negócio com "o china" e que ninguém irá reparar no seu hiPhone, que ele será confundido com um iPhone, e todos dirão óóóóoóóóóóoh, o Fulano é rico e pega todas as garotinhas, ele tem um iPhone!!!!1111!!!. (Incidentalmente, gostaria de ver o que aconteceria se, porventura, o iPhone se tornasse popular e deixasse de ser símbolo de status e sonho de consumo da maioria das pessoas - exceto eu e 0,0000001% do mundo)

O melhor a ser feito é dizer não aos KIRF (Keeping It Real Fake, que é o termo que o Engadget usa para tais dispositivos). Você não perde nada ao não comprar esses dispositivos ridículos, que nem como jogadores de mídia (sim, jogadores de mídia, é a tradução que alguns deles usam para Media Player) funcionam direito. Guarde seu dinheiro e gaste em outras porcarias mais interessantes, como um celular de verdade.

Um comentário:

  1. Renan, telling the fucking truth.
    Ou... "Tudo que você sempre não quis ouvir porque mostra o quanto você é idiota".

    Muito bom \o

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.