segunda-feira, 13 de julho de 2009

Coisas que aprendemos em um semestre de universidade

Além de Cálculo, Algoritmos, Desenho, Química, Organização de Computadores, Oficina e Introdução à Engenharia, aprendi algumas coisas no meu dia-a-dia de estudante do 1° semestre de Engenharia Elétrica na UFSM:

- Computadores sempre trancam ou dão algum problema no meio de apresentações. Se você levar o notebook, como eu sabiamente fiz em algumas aulas, não há tomadas suficientes nas salas. Máquinas de uso promíscuo são excelentes lugares para dar um vírus de presente ao seu pen-drive.

- Existem maus professores e professores maus. Vários dos meus caíram na primeira classificação. Por sinal, esqueça a ideia de que na universidade só tem gente inteligente ou que ela é um oásis de conhecimento; aparentemente há muitos que só estão lá a passeio. Ah, há pessoas que odeiam Matemática e Física e cursam Engenharia.

- Dormir em aulas é uma atividade gratificante. Especialmente quando um dos seus professores não fala, sussurra, e usa um projetor empoeirado com lâminas idem. Ou quando seu professor de Desenho espera que você incorpore o espírito de M.C. Escher.

- Por sinal, Desenho Técnico é uma excelente forma de contrair uma dor nas costas. E, ainda nesta disciplina, a única coisa que pode tornar sua aula mais agradável é o fato de, na sala imediatamente à frente da sua, estudar uma turma da Arquitetura formada basicamente por mulheres e seres de sexualidade indefinida.

- Na mesma disciplina, você terá vontade de pegar uma régua-T e usá-la como arma para um massacre.

- Muitas pessoas ainda vão tratar você como engenheiro elétrico. Inclusive futuros colegas de profissão.

- Na UFSM, podemos perder mais tempo na fila do RU do que comendo a excelente carne de monstro e a sola de sapato acebolada, acompanhada por um delicioso copo de ácido.

- Em todo lugar haverá um mala que acha bonito dar pitaco naquilo que você está fazendo, com conselhos extremamente úteis como não é assim que se faz, faz isso, isso e aquilo entre outras palavras de sabedoria para alegrar nosso dia e nos tornar mais iluminados.

- No meio do ônibus, você irá lembrar que esqueceu o pen-drive, com uma apresentação importantíssima. Depois, quando chegar lá, você será salvo por uma professora que faltou ao trabalho.

- Bibliotecas são excelentes lugares para se achar livros da época das réguas de cálculo e das válvulas, periódicos publicados na União Soviética e documentos da Alemanha Oriental, e alergias a formas de vida desconhecidas.

- Há pessoas que não sabem ler e, incrivelmente, passaram em um vestibular: para elas, terminal somente para consulta de livros significa máquina para ficar mandando e-mails e fazendo compras, assim atrasando todo o resto das pessoas que desejam procurar livros.

- Essas mesmas pessoas, ou pessoas de uma mesma espécie, entendem que o laboratório de informática é um lugar adequado para baixar músicas e assistir vídeos no volume máximo, assim atolando a rede e o conforto dos outros idiot... usuários.

- Esse mesmo laboratório acha interessante trocar as máquinas e não trocar os monitores azulados, além de criar uma imagem de disco com vírus que posteriormente será copiada para todas as máquinas.

- Com honrosas exceções, mulheres da Engenharia são seno e cosseno: precisa elevar ao quadrado e somar para dar uma.

- Banheiros da Engenharia não vêem desinfetantes há séculos. Banheiros do Departamento de Geociências são verdadeiros paraísos em se tratando de limpeza.

- O Portal do Aluno é algo extremamente bem-feito, de forma a dar erro na semana de matrículas.

Esperamos que o segundo semestre nos forneça uma experiência similar. Ou não...

2 comentários:

  1. Lendo tudo isso, fico ansioso pra entrar na universidade.

    ResponderExcluir
  2. Universidade fereral é isso, só muda a UF mesmo.

    Aqui na UFSC tenho basicamente os mesmos problemas, as únicas diferenças são: os banehiros (pelo menos os do Centro Tenológico) são limpos e a disciplina de Desenho Técnico que é totalmente a mão livre (nada de régua/compasso/transferidos/esquadros...). Sim, desenhar as perspectivas ortogonais sem régua é tão ruim quanto pode parecer.

    Fico surpreso em saber que ai vocês também tem um RU com filas intermináveis e com bifes 007.

    ResponderExcluir

Não são lidos e não me responsabilizo pelo conteúdo deles.